quarta-feira, 7 de março de 2012

Alguns Materiais pra pintura.





  A pintura acima foi realizada a pouco tempo, com materiais muito simples, como pigmentos, resina dâmar diluída em terebentina, óleo de linhaça prensado a frio de preferência, óleo polimerizado.
  É preciso preparar a tinta óleo usando pigmento, eu uso pigmentos naturais no caso de terras, mas pode ser substituído por sintéticos, oxido de ferro sintético, porém são diferentes. Hoje há variedade grande de pigmentos no mercado e as tintas industrializados são muito bons. 
  Para quem gosta de experimentar é um campo de exploração muito grande, e possibilidades ainda maiores.
  Hoje uma parcela de artistas plásticos que voltaram a pesquisar os procedimentos antigos, esquecidos devido a industrialização dos materiais de pintura, isso é bom, porque abre um novo horizonte. Com a Arte Conceitual a não do artista deixou de ser importante para a arte, isso significa também  a sua limitação, já que está na dependência de objetos, ideias, conceitos e principalmente no referencial Histórico da Arte, que sem isso não se torna arte. Acho interessantemente voltar as pesquisa plasticas, principalmente tecnicas e artesanais, que hoje estão fora de moda e resgatar um passado tão rico, um legado que esta esquecido.
  Não é muito pratico nos dias de hoje preparar tintas artesanais, já que as industrializadas são muito boas e a maioria dos profissionais usam. Dependerá muito de cada artista, saber o que quer para si e quais os resultados que deseja, como aprendizagem é bom saber, mas não obrigatório e também não é garantia de uma obra boa e superior. Há de ter um pouco o espirito cientifico e a curiosidade, e não ter medo de errar e ser ridicularizado.  
  

terça-feira, 6 de março de 2012

Pintura em técnica mista.

Pintura usando pigmentos, óleo, cola e emulsão e verniz a base de resina.
  Nesta obra usei uma técnica mista, mas o resultado não foi muito satisfatório, a pintura teve varias camadas de velaturas transparentes e camadas de tintas opacas intercalas de transparências. O grande problema desta técnica e a saturação das camadas com excesso de óleo, e também devido ao verniz.
  A principio é preciso trabalhar com pouco óleo ou mesmo sem óleo, usando uma outra técnica a base de água como tempera, após o trabalho inicial pronto  começa a utilizar a técnica a óleo diluída em terebentina e depois para conseguir os meios tons a técnica de velaturas.
  Técnica de bico de pena e tinta nankin preto sobre papel. Atualmente essa técnica esta meio esquecido, principalmente porque é meio trabalhosa e existem atualmente outras técnicas, principalmente digitais que são mais eficientes e bonitas. As técnicas artesanais precisam de tempo para amadurecer e principalmente as mãos, há erros inevitáveis que não é possível corrigir devido a tinta. Mas claro que apos digitalizado a imagem é possível a correção de eventual erro.